Malária

Print page

A malária é uma doença grave e por vezes fatal causada por parasitas protozoários unicelulares, que são transmitidos por picadas de fêmeas infectadas do mosquito Anopheles. Aproximadamente 30 a 40 espécies do mosquito Anopheles são vetores significativos da malária em todo o mundo.

Compreender a biologia e o comportamento de cada espécie pode ajudar a entender como a malária é transmitida e a elaborar estratégias de controle adequadas. Algumas espécies podem preferir descansar em ambientes fechados, enquanto outras podem descansar ao ar livre. Tal comportamento pode ajudar a determinar qual programa de controle de vetores é mais eficaz.

Os programas de controle de vetores resultaram na eliminação da malária de áreas onde ela já foi comum (p. ex., nos EUA e em partes da Europa). Técnicas como borrifação residual intradomiciliar (BRI), eliminação de criadouros, e uso de mosquiteiros tratados com inseticidas (MTIs) e mosquiteiros com inseticidas de longa duração (MILDs) continuam a ser importantes em áreas onde a transmissão da malária ocorre até hoje.


Para saber mais sobre a malária e seus impactos ao redor do mundo, 
baixe os infográficos em formato PDF aqui.